Aula Nº3

 Aula Nº3


Na terceira aula da unidade curricular da disciplina de modelação realizou-se a 2 de março após termos introduzido na aula anterior as bases para a modelação 3D, desde o funcionamento dos eixos X,Y e Z como também como funciona o comando da UCS no desenho e alguns comandos como EXTRUDE, SUBTRACT.


Em continuação da aula anterior, a partir do sólido com uma fachada Pombalina que tínhamos realizado fizemos um paralelepípedo no seu centro com uma altura de 15 de altura através  do comando EXTRUDE. 



Com o comando novo, o SLICE,  que nos permite cortar o sólido, selecionámos 3 pontos onde iríamos cortar (slice>3p>both>enter) desta forma fizemos um corte no nosso sólido como se o estivéssemos a fatiá-lo com um plano.




Após esta fase aprendemos um novo comando que seria o REVOLVE, que nos permite criar um volume ou uma superfície em torno de um eixo.
Para o colocar em prática usámos um objeto do Arquiteto Oscar Niemeyer, o Niteroi, pois este é todo ele igual em redor de um eixo vertical central na base.



Iniciámos esta fase então, por importar uma fotografia do mesmo para o nosso desenho onde posteriormente o escalámos devidamente com o auxilio a uma medida real que já conhecia-mos.




De seguida, por cima do desenho já escalado, passámos linhas auxiliares para poder-mos passar polylines não fechadas de forma a criar a nossa base.
Para podermos ter um maior nível de precisão para construir o nosso objeto, passámos as SURFTABS 1 e 2 e as ISOLINES para 24.





Para começarmos a ver o nosso sólido em 3D aplicámos o comando REVOLVE primeiramente na parte opaca ( REVOLVE> selecionamos as polylines> enter> selecionar o eixo de rotação> e o angulo que pretendemos, no caso 360º).






Para finalizar aplicámos o mesmo método para a área do vidro.




Assim, podemos ver o nosso objeto finalizado tridimensionalmente.





Na segunda fase da aula, iniciámos um novo comando, o LOFT, para o aplicar-mos criámos uma torre através da criação de círculos e pentágonos tanto com diferentes alturas como ângulos.
De seguida, aplicámos o comando LOFT, este que nos permite através das surftabs e isolines onde fomos selecionando por ordem os objetos anteriormente criados comer a visualizar o nosso objeto.



                                Para finalizar adicionámos uma SHADE para o tornar mais real.

















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